Adultos
- Todas as formas de depressão, incluindo-se as formas endógenas, as orgânicas e as psicogênicas e a depressão associada com distúrbios de personalidade ou com alcoolismo crônico;
- Transtorno do pânico;
- Condições dolorosas crônicas.
Crianças e adolescentes
Enurese noturna (apenas em pacientes acima de 5 anos de idade, para os quais terapias alternativas não são consideradas apropriadas e somente se as causas orgânicas tiverem sido excluídas).
Não existem dados clínicos disponíveis para o uso de Cloridrato de Imipramina em enurese noturna em crianças com menos de 5 anos de idade.
Em crianças e adolescentes, não há evidências clínicas suficientes de segurança e eficácia de Cloridrato de Imipramina no tratamento de todas as formas de depressão, incluindo formas endógenas, orgânicas, psicogênicas e depressão associada com distúrbio de personalidade ou com alcoolismo crônico, pânico e condições dolorosas crônicas. Portanto, o uso de Cloridrato de Imipramina em crianças e adolescentes (0-17 anos de idade) não é recomendado para essas indicações.
Contra indicações:
Hipersensibilidade conhecida ao Cloridrato de Imipramina ou a qualquer outro componente da formulação ou sensibilidade cruzada a antidepressivo tricíclicos de grupo dos dibenzazepínicos.
Cloridrato de Imipramina não pode ser administrado em combinação ou no intervalo de 14 dias antes ou após tratamento com um inibidor da MAO. O tratamento concomitante com inibidores reversíveis seletivos da MAO-A, como a moclobemida, também é contraindicado.
O uso de Cloridrato de Imipramina é contraindicado no período agudo de recuperação de infarto agudo do miocárdio.